aí, o que você acha?
Por que as mulheres com endometriose deveriam congelar seus óvulos? Vou colocar aqui para você pontos importantes para reflexão caso você tenha endometriose e não queira ou não possa engravidar agora.
A endometriose pode comprometer a fertilidade, espero que tenha ficado claro nas explicações que dei acima. Cerca de 30-50% das mulheres com endometriose vão evoluir com dificuldade para engravidar.
Se você for esperar para engravidar, você vai associar outro fator a essa infertilidade, que é a queda da sua reserva ovariana. A partir dos 35 anos, a qualidade dos óvulos cai progressivamente, e sua chance de gravidez vai diminuindo também. Tem crescido cada vez mais o número de mulheres que optam pelo congelamento de óvulos planejado ou eletivo, ou seja, o tratamento feito por mulheres que optam por postergar a maternidade por questões pessoais, seja pela carreira, pelos estudos, por não se sentirem prontas emocional e/ou financeiramente, por não terem parceiro, ou mesmo por nem saberem se um dia vão querer ser mães. Após os 30 anos, essas mulheres que decidiram deixar o plano da maternidade para depois têm buscado o congelamento para aumentar suas chances de gravidez no futuro, quando seus óvulos tiverem pouca qualidade ou mesmo se elas não mais tiverem óvulos.
Agora, se você tem endometriose, passou dos 30 anos e está sem planos para ter filhos agora, além do impacto da idade dos óvulos a ser considerado na decisão sobre o congelamento de óvulos, como toda mulher que passa dos 30 anos deve ponderar, você ainda tem um outro fator para colocar nessa balança: o impacto da endometriose na fertilidade e a maior chance de você precisar de uma FIV (Fertilização in vitro) no futuro.
Algumas pacientes com endometriose vão ter infertilidade e vão precisar da FIV para a gestação acontecer. Como saber se você será uma delas?
Não é possível prever a infertilidade, saber quais dessas mulheres com endometriose vão ter dificuldade para ter filhos, elas terão que tentar a gravidez para ver se a dificuldade aparece. E essas mulheres, como mencionado, têm maior chance de terem dificuldade e, portanto, de precisarem de tratamento de reprodução assistida. Ter óvulos congelados em idade mais jovem vai dar a elas uma chance maior de gravidez no futuro do que se tentarem uma Fertilização in vitro com os óvulos no momento da infertilidade lá na frente. Melhor fazer sua FIV com os óvulos congelados aos 33 anos do que com óvulos dos 40 anos, quando você decidir que vai engravidar, por exemplo.
Como eu disse, iria trazer aqui algumas reflexões para você sobre o congelamento de óvulos na endometriose. A outra reflexão diz respeito aos endometriomas.