Congelamento de óvulos social: leia!
Hoje, vamos conversar sobre o congelamento de óvulos social, eletivo ou planejado. As mulheres têm cada vez mais postergado a maternidade. E são dois os principais motivos para isso. Primeiro: o investimento na carreira geralmente coincide com o período mais adequado para a reprodução.
E o segundo motivo, ainda mais importante, é a dificuldade da mulher encontrar o parceiro ideal com quem queira ter um filho. Mas e aí, há algo que possa ser feito para contornar o problema do relógio biológico?
A fertilidade declina com a idade, e esse impacto é observado principalmente a partir dos 35 anos. A reserva ovariana sofre uma queda quantitativa (o número de óvulos vai diminuindo) e qualitativa (os óvulos envelhecem junto com a mulher).
Para essas mulheres que optaram por não ter filho agora, mas que querem manter sua capacidade reprodutiva no futuro, congelar seus óvulos significa fazer essa qualidade do óvulo parar no tempo.
Esse é o tratamento que chamamos de congelamento de óvulos eletivo, social ou planejado. A mulher congela seus óvulos agora para poder usá-los no futuro com a qualidade que eles têm hoje.
Logo, quanto mais jovem a mulher congelar, melhores serão suas chances de gestação quando for usá-los.
Quer saber mais? Como funciona o congelamento de óvulos? Congelar óvulos ou embriões? Quanto tempo os óvulos podem ficar congelados…
Tem muito para se falar sobre o tema. A preservação da fertilidade é um tema amplo. Aqui nesse site você vai encontrar muito mais informação sobre esse tratamento da reprodução humana. Dá uma olhadinha nos outros textos para se informar melhor.