Skip to main content
Devo congelar meus óvulos?

Devo congelar meus óvulos? Já passei dos 30 anos…

Cada vez se fala mais sobre essa técnica que permite à mulher “fazer o tempo do seu relógio biológico parar”. 

Com a idade, além dos  óvulos irem diminuindo em quantidade, eles vão perdendo a qualidade, resultando em uma queda de fertilidade. Esse processo se acentua a partir dos 35 anos. 

Devo  congelar meus óvulos?  O congelamento de óvulos permite congelar a qualidade dos óvulos no tempo. É possível engravidar aos 45 anos com seus próprios óvulos congelados aos 33 anos, que vão ter qualidade de 33 anos e riscos de doenças cromossômicas dos 33 anos. 

E será que você deve congelar seus óvulos? 

Se você passou dos 30 anos e gostaria de ser mãe, mas acha que agora não é o momento porque está se dedicando à carreira ou porque não encontrou seu parceiro; ou se você nunca teve e continua sem ter o desejo da maternidade, mas não queria fechar essa porta no futuro; em qualquer uma dessas situações, você deveria saber mais sobre o congelamento de óvulos. 

Nós, especialistas em reprodução humana, tentamos estimular o congelamento antes dos 35 anos, por causa do impacto da pior qualidade dos óvulos na fertilidade a partir dessa idade.  

De forma prática, se você tiver passado dos 30, indo para os 35 anos, sem perspectiva de gravidez nos próximos um-dois anos, o congelamento pode ser para você. 

Se você tiver perto dos 30 anos com uma reserva ovariana mais baixa, sendo essa reserva avaliada por um hormônio chamado antimulleriano, que pode estar perto ou abaixo do valor de 1 ng/ml, sem perspectiva de filhos nos próximos um-dois anos, o congelamento pode ser para você. 

E seu eu tiver passado dos 35 anos, desisto, não posso fazer? 

Você ainda pode fazer sim, sabendo que esses óvulos terão qualidade pior. Até os 38-40 anos, o tratamento ainda pode trazer bons resultados. Você terá que coletar mais óvulos para de alguma forma compensar a pior qualidade deles. 

Após os 40 anos, o congelamento passa a ser um pouco mais complicado, pois você terá um grande comprometimento da qualidade e também da quantidade da sua reserva ovariana. 

Se você tiver antecedente próximo na família, como mãe ou irmã, com menopausa precoce (que é a menopausa antes dos 40 anos), avalie sua reserva ovariana perto dos 30 anos, pelo menos 10 antes da idade da menopausa do familiar. Talvez o congelamento possa ser para você.

Muitas mulheres não querem ter filhos no presente, não têm aquele instinto maternal aflorado agora, e ficam na dúvida se vão querer ter um filho no futuro, e com isso acabam postergando essa decisão, piorando cada vez mais as chances do tratamento dar certo. 

Se você estiver com essa dúvida, vou te dar algumas dicas de quem trabalha há mais de uma década com isso. A nossa vida é muito dinâmica. Nossa cabeça de 5 anos atrás era muito diferente da de hoje. Nossa cabeça muda e as circunstâncias em nossas vidas mudam, e com isso as certezas de agora podem não ser as de amanhã. 

Não congelar os óvulos agora pode significar fechar uma porta no futuro. Esse é o melhor momento de fechar essa porta? Não seria melhor tentar deixar essa porta aberta e deixar o seu “eu do futuro” decidir se você vai querer adentrar nesse novo mundo da maternidade? A meu ver, não ter filhos no futuro deve ser uma opção, e não uma falta de opção! 

Ainda na dúvida se o congelamento de óvulos é para você? Procure um especialista em reprodução humana, talvez uma conversa mais direta possa te ajudar.

Quer agendar
a sua consulta?