Embriões podem ser congelados por quanto tempo?
Essa é uma pergunta que acredito nunca ter faltado quando eu falo sobre congelamento de óvulos ou embriões. Mas doutora, por quanto tempo eles podem ficar congelados? Quer saber?
A criopreservação é um conjunto de técnicas que permite conservar células e tecidos biológicos. A introdução da vitrificação, uma técnica de congelamento rápido, dentro do laboratório de embriologia foi um importante marco na reprodução humana.
A taxa de sobrevivência ao descongelamento de embriões e até mesmo de óvulos aumentou substancialmente. Hoje em dia, temos cerca de 97% de sobrevivência dos embriões e 80-90% dos óvulos.
Na verdade, não há “prazo de validade” para o material congelado, ou seja, ele pode ficar armazenado por tempo indeterminado.
Com isso a técnica de congelamento de óvulos foi ganhando cada vez mais notoriedade na sociedade e conseguimos reduzir o número de embriões transferidos e aumentar a segurança do tratamento.
Por quanto tempo eles podem ficar congelados?
Na verdade, não há prazo de validade para o material congelado, ou seja, eles podem ficar armazenados por tempo indeterminado.
Os óvulos e embriões congelados hoje apresentam ótimas chances de fecundação e desenvolvimento, após seu descongelamento, mesmo que isso aconteça bastante tempo depois.
É possível que depois um longo tempo possa haver algum efeito deletério do congelamento ao material, mas não conseguimos estimar quando isso vai acontecer.
Há registrado na literatura médica o nascimento de bebês com óvulos congelados há mais de 14 anos e o recorde em relação aos embriões é de um nascimento, após 27 anos do congelamento.
Todos esses avanços são muito recentes. As técnicas de vitrificação foram avançando ao longo dos anos. Estamos presenciando os resultados de anos e anos depois do congelamento de gametas. Então, é possível que tenhamos cada vez mais bebês nascidos de embriões e óvulos congelados há mais de uma década. Vamos aguardar e observar.