Skip to main content
Especialista em reprodução humana

Especialista em reprodução humana: você precisa de um?

Você está tentando engravidar há algum tempo e não está conseguindo. Até quando você deve insistir nas tentativas de gravidez em casa? Qual é o momento em que você deve procurar ajuda de um especialista em reprodução humana? 

Diferente do que muitos pensam, engravidar pode não ser tão fácil. Sendo mais clara, a chance de um casal jovem engravidar, ambos com menos de 35 anos, gira em torno de 20-25% ao mês. Após seis meses de tentativas, cerca de 75% desses casais conseguem engravidar e, em um ano, cerca de 85%. 

Portanto, a infertilidade pode ser definida como o insucesso em atingir a gravidez, após pelo menos 12 meses de relações sexuais desprotegidas, e ela acomete 15% dos casais. 

E quando um casal com dificuldade para engravidar tem que procurar um especialista em reprodução humana? Mulheres com menos de 35 anos podem aguardar 12 meses para iniciar a investigação. As chances de gravidez vão diminuindo com a idade da mulher. Portanto, mulheres acima de 35 devem procurar ajuda após 6 meses de tentativa e mulheres com mais de 40 anos que querem engravidar devem procurar aconselhamento médico imediatamente, assim que decidirem que querem engravidar. 

Uma avaliação imediata, ou seja, sem que se esperem os 12 meses, também deve acontecer em mulheres com sinais de doenças que podem cursar com infertilidade, como mulheres com ausência de menstruação ou ciclos irregulares, endometriose em estágio avançado, suspeita ou conhecimento de fator masculino e suspeita ou conhecimento de doenças das tubas (trompas) ou do útero. 

Se você se encaixou em alguma dessas categorias, procure ajuda médica. Na dúvida, vá ao especialista. O planejamento reprodutivo é uma ferramenta muito  importante na vida da mulher, mas o tema é muito pouco abordado até ela começar efetivamente a tentar engravidar.

Quando começa a declinar a fertilidade? Como fazer o planejamento reprodutivo? Como fazer para engravidar? Recebemos aulas na escola sobre contracepção e educação sexual, mas a educação em fertilidade e o planejamento reprodutivo são temas ainda pouco abordados.. Nós precisamos empoderar os jovens educando-os sobre  fertilidade, para que eles tenham melhores chances de engravidar naturalmente.

Quer agendar
a sua consulta?