Funil da reprodução humana: entenda esse conceito!
Já ouviu falar sobre o funil da reprodução humana? Esse é um conceito importante para ser compreendido por quem vai entrar no processo da fertilização in vitro ou do congelamento de óvulos.
A primeira etapa da FIV é a estimulação ovariana. Os ovários possuem milhares de folículos, e cada um deles contém em seu interior um óvulo. A cada ciclo menstrual, em resposta aos hormônios FSH e LH, um certo número desse estoque de folículos começa a se desenvolver, acumulando líquido em seu interior, mas apenas um folículo irá se destacar dos demais, que vai ser o folículo dominante. Ele vai atingir cerca de 20mm, quando então vai liberar o óvulo (é a ovulação). Os outros folículos entrarão em atresia, ou seja, vão se degenerar.
Quando vamos fazer o tratamento de estimulação dos ovários, iniciamos os medicamentos quando os folículos ovarianos estão pequenos (chamamos de folículos antrais). Ao estimular, a resposta ao estímulo pode ser dada como a taxa de folículos que realmente se desenvolveram sob uso da medicação, ideal que seja 100%, mas em geral, é menos.
Quando esses folículos atingem o tamanho ideal, o que acontece geralmente após 9-12 dias de estímulo, vamos para a aspiração folicular. A taxa de recuperação de óvulos, ou seja, o número de óvulos aspirados, gira em torno de 80-95% do número de folículos maiores, ou seja, mais uma etapa com perda.
Desses óvulos, apenas os maduros serão congelados, e são maduros aqueles que completaram mais uma fase da meiose, o processo de divisão celular. A taxa de maturidade em geral varia de 75-90%.
Os óvulos serão então fertilizados pelos espermatozoides, e essa taxa de fertilização gira em torno de 70-80%. Esses embriões formados permanecerão 5-6 dias em incubadora e serão então transferidos ao útero.
Dos óvulos fertilizados, apenas 40-60% vão chegar em estágio de blastocisto, embrião em geral de quinto dia de desenvolvimento. e um blastocisto pode ter de 35-60% de chance de implantar no endométrio.
O que eu mostrei aqui para você? Que a FIV é um processo em que temos perdas nas consecutivas etapas, por isso o nome funil. E quanto mais idade tiver esse funil, maiores podem ser as perdas e o pior o resultado final. Espero que tenha entendido esse conceito, pois ele é muito importante na hora de enfrentar a jornada da FIV.