Skip to main content
Infertilidade sem causa aparente

Infertilidade sem causa aparente: saiba mais

Você está com dificuldade para engravidar, já fez toda a investigação, já foi em  mais de dois médicos, e ninguém encontrou a causa? Já ouviu falar sobre a ISCA, a infertilidade sem causa aparente? 

Quando um casal procura ajuda médica por apresentar infertilidade, ele está em busca do diagnóstico da causa do problema e da solução para engravidar. 

A  rotina de investigação da infertilidade inclui diversos exames para se tentar encontrar o problema, entre eles os exames hormonais, a histerossalpingografia, a ultrassonografia transvaginal, o espermograma. 

No entanto, em cerca de 10% a 15% dos casais, após a investigação completa, não se encontra nenhuma causa sólida para a dificuldade de engravidar, fenômeno que chamamos de infertilidade sem causa aparente (ISCA). 

Isso não significa que não exista uma causa. Os exames diagnósticos são limitados, há inúmeros outros possíveis fatores de infertilidade para os quais não existem exames investigativos e, ainda, há outros fatores desconhecidos. 

Importante dizer que não há consenso sobre até onde ir com uma investigação de infertilidade. O que seria uma investigação completa nesses casos? 

Temos a pesquisa básica  e a direcionada, e dentro da direcionada um mundo de opções se abre. Sob meu ponto de vista, temos que individualizar. Se há uma pequena suspeita de alguma doença, é importante ir atrás dessa hipótese diagnóstica de forma direcionada, solicitando mais exames. E se realmente nada for encontrado, isso deve ser explicado ao casal. 

O diagnóstico de ISCA é motivo de muita frustração para o casal que está em busca de respostas. Apesar de não se ter o diagnóstico, temos tratamento, que é principalmente a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro. 

A escolha do melhor tratamento deve ser individualizada, considerando fatores como a idade da mulher, o tempo de infertilidade e a ansiedade do casal. A medicina reprodutiva está em franco desenvolvimento, portanto é importante buscar um profissional qualificado e atualizado.

Quer agendar
a sua consulta?