Skip to main content
O que é o congelamento de óvulos?

O que é o congelamento de óvulos?

O congelamento de óvulos é a técnica mais utilizada pelas mulheres que querem preservar sua fertilidade. A ideia é coletar alguns óvulos, congelá-los e armazená-los para que você possa usá-los para engravidar mais para frente. 

Primeiro se faz uma estimulação por meio de hormônios geralmente injetáveis, subcutâneos, para fazer os folículos ovarianos crescerem. Depois de cerca de 11 a 14 dias, fazemos a aspiração desses folículos e retiramos os óvulos, que serão então congelados. 

O congelamento de óvulos é a técnica mais utilizada para a preservação de fertilidade da mulher. Ele surgiu lá atras como uma alternativa de preservação para as pacientes que seriam submetidas ao tratamento do câncer com quimioterapia e/ou radioterapia. É o que chamamos de preservação por indicação médica. 

Mas ao longo dos anos, o congelamento de óvulos foi ganhando cada vez mais espaço e se mostrou uma excelente opção para contornar o problema do relógio biológico. 

Os óvulos congelados podem ser usados no futuro para que a mulher engravide, e eles terão a qualidade da idade do congelamento. Esse é o congelamento de óvulos eletivo, social ou planejado. 

Importante dizer que o congelamento de óvulos é um tratamento bastante recente, que evoluiu muito nos últimos cinco a dez anos. 

Poucas mulheres voltaram para usar seus óvulos congelados. Portanto,  temos poucos trabalhos prospectivos na literatura médica avaliando seus resultados. Ainda temos muito a descobrir sobre o impacto desse tratamento no futuro.

Quer agendar
a sua consulta?