Skip to main content
Qual a idade para congelar os óvulos?

Qual a idade para congelar os óvulos?

O tempo passou, você se dedicou à carreira ou não achou o parceiro ideal, não teve filhos e agora está se perguntando: será que estou velha para congelar meus óvulos? Ou ainda quer saber se pode esperar mais para congelar seus óvulos? Se você está se fazendo essas perguntas, esse texto é para você! 

Preste atenção, não existe um limite de idade para congelar os óvulos, mas há recomendações. 

Para responder à pergunta do título, vou lembrar você sobre o tema principal ao redor do qual o congelamento de óvulos orbita: a reserva ovariana. Temos que analisar dois aspectos da reserva ovariana, a quantidade e a qualidade. 

A mulher nasce com um estoque de óvulos que vai sendo usado ao longo da vida até o esgotamento (a menopausa), ou seja, há um comprometimento quantitativo da reserva ao longo dos anos. 

Mas não é só isso. Conforme os anos passam e a mulher envelhece, os óvulos envelhecem junto com ela e vão perdendo qualidade. A qualidade dos óvulos vai diminuindo a partir dos 30 anos, e mais acentuadamente após os 35 anos. 

Quando se fala em congelamento de óvulos, a RECOMENDAÇÃO é que se congelem óvulos com qualidade, o que vai acontecer preferencialmente ANTES DOS 35 ANOS. Esse seria o cenário ideal. 

Mas de forma alguma isso significa que após essa idade você não deve congelar. Não mesmo! É possível que você congele, sabendo que seus óvulos talvez tenham uma qualidade um pouco pior, e que talvez você precise congelar mais óvulos para compensar essa falta de qualidade, e que, também, congelar um número maior de óvulos pode ser mais difícil uma vez que a reserva vai estar menor. 

Temos bons trabalhos na literatura que revelam as probabilidades de gravidez no futuro de acordo com o número de óvulos congelados em cada idade. São esses trabalhos que nos ajudam a conversar com a paciente na consulta, nos ajudam a mostrar a ela o impacto da idade dos óvulos congelados nas chances de ter um bebê no futuro, e assim podemos definir uma boa estratégia para cada mulher. 

Vou dar um exemplo aqui! Se você tem 34 anos e coletar 20 óvulos, você terá 90% de chance de ter um bebê no futuro. Com 34 anos, é possível que você consiga perto desse número em uma única coleta de óvulos. O tempo passou e agora você tem 40 anos. Com esse mesmo número de óvulos, 20, você terá agora uma chance próxima a 50% de ter um bebê no futuro. E tem um outro ponto negativo aí. Nessa idade, com a reserva diminuindo do ponto de vista quantitativo, para conseguirmos esses óvulos, muito provavelmente mais procedimentos, mais coletas, talvez umas 2-3-4, vão ter que ser realizadas. 

Entendeu como a idade vai impactar nesse tratamento? Espero que sim e espero vê-la aqui pesquisando sobre congelamento de óvulos no site. Tem muita informação para você!

Quer agendar
a sua consulta?