Skip to main content

Tratamentos para Endometriose para Quem Deseja Engravidar

Você sabia que tentantes com endometriose podem realizar o sonho da maternidade graças aos tratamentos de reprodução humana?

A endometriose é uma condição desafiadora que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, sendo uma das principais causas de infertilidade feminina.

Caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, essa condição pode levar a sintomas dolorosos e, muitas vezes, a dificuldades para engravidar.

No entanto, graças aos avanços na medicina reprodutiva, existem hoje tratamentos promissores que podem ajudar mulheres com endometriose a realizar o sonho de se tornarem mães.

Este artigo aborda os principais tratamentos para endometriose  para tentantes, utilizando técnicas de reprodução humana:

 Sumário

  • O que é a Endometriose?
  • Endometriose: uma condição dolorosa e debilitante
  • Quem tem endometriose pode Engravidar?
  • Opções Terapêuticas: Quando a indicação é a Fertilização In Vitro (FIV)
  • Opções Terapêuticas: Quando a indicação é o Congelamento de Óvulos
  • Conclusão

 O que é Endometriose?

A endometriose é uma condição ginecológica crônica em que o tecido semelhante ao que reveste o interior do útero, chamado endométrio, cresce fora do útero, como nos ovários, trompas de Falópio e tecido pélvico.

Esse crescimento anormal pode causar dor pélvica intensa, especialmente durante o período menstrual, além de sintomas como sangramento excessivo e, em alguns casos, infertilidade.

A natureza do tecido endometrial, que se expande e sangra em um ciclo similar ao do revestimento uterino normal, mas sem uma maneira de ser expelido do corpo, leva à inflamação, formação de cicatrizes e aderências, contribuindo para a complexidade dos sintomas e desafios no tratamento.

 Só para que você tenha ideia, dados da World Endometriosis Society revelam que, uma em cada 10 mulheres em idade reprodutiva no mundo, o que equivale a aproximadamente 190 milhões de mulheres, sofrem de endometriose.

tratamentos para endometriose baixar infografico

Endometriose: uma condição dolorosa e debilitante

A dor pélvica crônica, períodos dolorosos e infertilidade.

Dentre os sintomas acima, a cólica menstrual incapacitante ou dismenorreia, é o que mais afeta a qualidade de vida. A menstruação dolorosa interfere no dia a dia de cerca de uma em cada cinco mulheres, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família.

O pesquisador John Guillebaud, da University College de Londres, afirma que as pacientes escrevem a dor da cólica como “quase tão ruim quanto ter um ataque cardíaco”.

Os sintomas da endometriose podem variar em intensidade de uma mulher para outra. Enquanto para algumas a doença pode não apresentar sintomas significativos, para outras ela pode ser debilitante. Mas nem todas as pessoas sofrem com todos os sintomas que listaremos a seguir:

1. Cólica menstrual (dismenorreia): a dor pélvica e as cólicas podem começar antes do sangramento e se estender por vários dias. A mulher também pode relatar dor lombar e abdominal;

2. Dor durante a relação sexual (dispaurenia): a dor profunda durante ou após o sexo é comum na endometriose;

3. Dor ao evacuar ou urinar: mais provável que a mulher experimente esses sintomas durante o período menstrual;

4. Sangramento excessivo: a mulher pode experimentar períodos menstruais intensos ou sangramento entre as menstruações(sangramento intermenstrual);

5. Infertilidade: muitas vezes, a endometriose é diagnosticada pela primeira vez quando o quadro de infertilidade é investigado.

6. Outros sinais e sintomas: fadiga, diarreia, constipação, inchaço ou náusea, especialmente durante os períodos menstruais.

Quem tem Endometriose Pode Engravidar?

Se você tem endometriose é possível que tenha alguma dificuldade para engravidar. Entre 30% a 50% das mulheres com endometriose podem apresentar infertilidade. Isso porque a endometriose pode influenciar a fertilidade de várias maneiras:

1. Alterações Anatômicas

A doença moderada ou grave geralmente leva a aderências peritubárias ou periovarianas, comprometendo a motilidade tubária e a captura do óvulo, ou seja, prejudicando a função das trompas.

2. Fatores Imunológicos

O fluido peritoneal de mulheres com endometriose tem um nível anormalmente alto de citocinas pró-inflamatórias, prostaglandinas, fatores de crescimento e outras células inflamatórias, que provavelmente participam da etiologia ou sustentação dos implantes de endometriose. É possível que tais alterações inflamatórias afetem negativamente a motilidade espermática, os ovários, a fertilização, a sobrevivência do embrião e a função tubária.

3. Implantação do Embrião

Estudos de perfil genético descobriram que a resistência à progesterona no nível do endométrio pode afetar negativamente a implantação do embrião.

 O tratamento da endometriose associada à infertilidade precisa ser individualizado para cada mulher.

Não há respostas fáceis e as decisões de tratamento dependem de fatores como a gravidade da doença e sua localização na pelve, a idade da mulher, a duração da infertilidade e a presença de dor ou outros sintomas.

Opções Terapêuticas: quando a Fertilização In Vitro (FIV) é indicada?

A endometriose profunda pode distorcer muito a anatomia pélvica, reduzindo consideravelmente as chances de sucesso de tratamentos mais simples para engravidar, como o coito programado e a inseminação intrauterina. Em tais casos, o tratamento geralmente indicado para engravidar é a fertilização in vitro, FIV.

Taxas de sucesso de gravidez

 As chances gerais de gravidez bem-sucedida são boas após o tratamento individualizado da endometriose. 

Mas mulheres devem entender que a gravidez não é a cura para a doença. Ela geralmente alivia os sintomas da endometriose devido aos níveis elevados de progesterona, que se opõem aos altos níveis de estrogênio que sustentam os focos de endometriose.

 Importante dizer também que há uma diretriz da  ESHRE que recomenda que as pacientes não devem buscar a gravidez com o único objetivo de tratar a endometriose.

Taxas de sucesso da FIV

A fertilização in vitro (FIV) não interfere nas taxas de sucesso gestacional de mulheres com endometriose. Sabemos, inclusive, que mulheres com endometriose não diagnosticada terão dificuldades para engravidar sem a fertilização in vitro,  FIV,  aponta um  estudo  da Universidade de Queensland, na Austrália.

A pesquisa  revela que as mulheres cuja endometriose não foi diagnosticada até o início do tratamento de fertilidade acabam fazendo mais ciclos, fazem tratamentos não recomendados e são menos propensas a ter um bebê.

Por outro lado, o estudo também apontou que as mulheres que foram diagnosticadas com endometriose, antes do tratamento de fertilidade, tiveram os mesmos resultados que aquelas sem a doença.

agendar consulta 2 1

Opções Terapêuticas: Congelamento de Óvulos

O congelamento de óvulos para mulheres acometidas pela endometriose tem o objetivo de tentar preservar o potencial reprodutivo quando o tratamento da doença requer intervenções que podem comprometer a fertilidade.

É preciso saber que o tratamento cirúrgico da endometriose precisa ser muito bem indicado e seus riscos e consequências ponderados, pois dependendo do tipo e da localização dos focos, poderá haver impacto sobre a fertilidade futura da mulher.

Há evidências de que a remoção de endometriomas (cistos ovarianos de endometriose) possa comprometer a reserva ovariana. Sendo assim, a decisão pelo congelamento de óvulos pode ser uma opção interessante para mulheres com indicação de tratamento cirúrgico.

A técnica do congelamento de óvulos mantém os gametas femininos armazenados para serem eventualmente utilizados futuramente no tratamento de fertilização in vitro (FIV) no momento definido pela paciente.

Conclusão

Compreendo perfeitamente os desafios enfrentados por mulheres com endometriose, especialmente quando se trata de mulheres em idade fértil que desejam ser mães.

O que é importante saber aqui? Que nem toda  mulher com endometriose é infértil. O diagnóstico não é uma sentença. Muitas mulheres engravidam sem a necessidade de nenhum tratamento específico e as que precisam de um auxílio da Medicina Reprodutiva têm na FIV uma grande aliada.

É importante saber também que no caso de tratamento cirúrgico da endometriose, é  fundamental conversar com um  especialista em Reprodução Humana Assistida sobre preservação da fertilidade, especialmente sobre congelamento de óvulos. O tratamento tem indicação apropriada para mulheres que farão a retirada de endometriomas.

Se você tem endometriose e deseja ser mãe, agora, ou no futuro, podemos continuar essa conversa aqui no consultório. Endometriose envolve uma conversa mais íntima sobre fertilidade, desejo de formar uma família, planejamento reprodutivo, congelamento de óvulos.

Agende sua consulta com a Dra Paula Marin. Venha fazer uma avaliação individualizada da sua saúde reprodutiva para saber mais sobre o funcionamento do seu corpo. Te espero.

Quer agendar
a sua consulta?